Tania
Ramos
Psicopedagoga Clinica e Educacional

Ola, seja muito bem vindo, sou pedagoga e fiz pós graduação em Psicopedagogia Clinica e Educacional, atualmente atuo na área clinica atendendo crianças, jovens e adultos com dificuldades ou disturbios de aprendizagem para mais informações entre em contato.
O que é a Psicopedagogia ?
Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. Em outras palavras, busca decifrar como ocorre o processo de construção do conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado. Tendo como seu objeto de trabalho a dificuldade de aprendizagem
A Psicopedagogia juntamente com a psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, entre outros, busca o conhecimento necessário para aprender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos.
É preciso, em tempo, desfazer o equívoco de que a psicopedagogia é a fusão da pedagogia com a psicologia, ou vice-versa. Ela vai além dos conhecimentos específicos de ambas as áreas.
O que faz o Psicopedagogo ?
O psicopedagogo é o profissional que procurará compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela sistemática ou não.
A psicopedagoga tem o papel fundamental de analisar as causas que fazem com que os alunos tenham problemas na aprendizagem. A psicopedagoga vai analisar e diagnosticar essas causas e propor soluções para que as crianças possam superar os obstáculos e aprender normalmente.
A psicopedagoga vai analisar individualmente a criança e identificar qual é o dificuldade ou distúrbio de aprendizagem dela. A partir daí ela vai desenvolver atividades e soluções para poder sanar essa dificuldade. Os métodos de diagnósticos da psicopedagoga são variados e vão de encontro a levantar todos os problemas da criança, para que assim possa soluciona-los.
Onde atua o Psicopedagogo ?
O psicopedagogo pode se especializar em duas áreas de atuação: Psicopedagogia Institucional e Clínica. O psicopedagogo institucional atua em escolas e/ou em instituições não escolares, como empresas, hospitais e em consultórios particulares,. Como psicopedagogo clínico, ele irá atuar em consultório particular ou em uma clínica psicopedagógica. Fazendo o atendimento interdisciplinar nesse caso é recomendável que a equipe seja formada por: fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, neurologistas, etc. A atuação do psicopedagogo do institucional deve ser feita, de modo geral, de maneira preventiva.
O psicopedagogo clínico atua em um sentido mais amplo, investigando e promovendo as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar travando a aprendizagem de seus pacientes, individualmente. Na medida em que trata dos processos diagnosticados, também previne seus os pacientes de sofrerem outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.
O psicopedagogo institucional atua em empresas, hospitais e ambientes afins, promovendo processos de aprendizagens, na tentativa de ajudar àqueles que possuem algum tipo de dificuldades para aprender uma nova tarefa, ou mesmo, se adaptarem a outras, quando sua função é alterada, como também prevenindo que futuras dificuldades de aprendizagem possam se instalar no individuo.
Como é o atendimento psicopedagógico clínico ?
O tratamento deve estar voltado para a construção do conhecimento, e não para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo, tanto para o diagnóstico, quanto para a intervenção: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos. O psicopedagogo tem informação para orientar pais e professores, ser o mediador de todo o processo e, assim, ir além da junção do conhecimento do psicólogo e pedagogo.
É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que a pessoa pode ter sucesso na vida escolar e social, e progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de destaques, ao longo da vida. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.